História Semente

Quem Somos

O Jardim Waldorf Semente é uma Associação de Pais sem Fins Lucrativos e atende atualmente Maternal e Jardim de Infância. É uma escola de educação infantil fundamentada na pedagogia Waldorf, para crianças de 1 (um) a 5 (cinco)  anos de idade, com 2 (dois) anos de existência. Atualmente, conta com 2 (duas) professoras e 2 (duas) auxiliares e atende 16 (dezesseis) famílias, sendo 6 (seis) no turno matutino e 10 (dez) no turno vespertino.

História do Jardim Waldorf Semente

Foi uma palestra de Tiago Angelo Schmidt – conselheiro biográfico e consultor de empresas na Associação Sagres – sobre Jardim Waldorf que despertou o interesse de um

grupo de mães na fundação da Iniciativa Waldorf Semente, em Balneário Camboriú. Em outubro de 2014 as famílias visitaram duas escolas em Florianópolis: Anabá e Cora Coralina. As primeiras e principais orientações eram para que buscassem uma professora e iniciassem grupos de estudos. E assim se fez no final daquele ano. O grupo iniciou com orientação do médico pediatra Dr. Juarez Furtado – pediatra antroposófico – e Levi Flores – socioterapeuta. Em busca da professora, a Semente encontrou um dos primeiros obstáculos: a questão financeira. Um novo ano chegou e o desejo de tornar a iniciativa realidade aumentava.

Apesar de estarmos sempre buscando soluções e oportunidades, as melhores chances nos encontram quando não as procuramos. Foi assim que surgiu o local onde hoje está instalada a Semente. O grupo de mães pesquisava terrenos para locação e valores de casas de madeira pré moldada, quando uma delas encontrou o local perfeito ao lado de sua nova sede de trabalho com valores muito atraentes. Em março de 2015 as famílias iniciaram a reforma do espaço: uma casa de madeira que servia de depósito em um estacionamento se tornou um ambiente acolhedor e apropriado para as atividades propostas. Foi um ano de muito trabalho, investimento financeiro e emocional de diversas famílias.

No dia 19 de setembro de 2015 foi feita a Assembleia de Fundação da Semente, porém as atividades com alunos começaram em março do ano seguinte em dois turnos atendidos pela mesma professora. Eram sete famílias envolvidas e dedicadas no processo de construção da primeira iniciativa Waldorf de Balneário Camboriú. Muitos foram os erros e acertos, os desgastes e os desentendimentos e também os aprendizados nesta Associação de Pais. E em setembro do mesmo ano as aulas foram encerradas por questões financeiras.

Duas famílias permaneceram nessa empreitada. Uniram forças com outras mães que buscavam para seus filhos alguma escola fora do tradicional. A Associação Amigos da Semente ganhou uma nova cara, com inúmeras famílias dedicadas, construiu-se uma identidade visual, camisetas, divulgação, bazar, além da reforma do espaço físico e da contratação de duas professoras que iniciaram suas atividades durante a Colônia de Férias em janeiro de 2017. Os pais precisavam experimentar um pouco da magia da Semente e conhecer, na prática, o que motiva tanto trabalho e dedicação. Afinal, na metodologia Waldorf a escola não é somente para as crianças e sim para as famílias.

O primeiro semestre letivo deste ano iniciou no turno vespertino, reunindo 8 (oito)

famílias. No segundo semestre, o número de famílias aumentou para 16 (dezesseis), sendo inaugurado turno matutino.

A iniciativa, que não possui fins lucrativos, é administrada por uma diretoria formada por 4 (quatro) pessoas, 2 (dois) conselheiros fiscais, 3 (três) comissões, pais e associados.

 

Estrutura

O Jardim Waldorf Semente possui Diretoria e Conselho Fiscal conforme previsto em seu Estatuto Social e funções detalhadas no Acordo de Conduta anexo – que tem como objetivo atender as demandas de organização percebidas até o presente momento e formar futuramente o Regimento Interno da Semente. Os membros da Diretoria e Conselho Fiscal são:

Diretoria

Presidente: Larissa Vidal Rosa

Vice Presidente: Leandro Vicenci

Secretária: Franciane Semeoni Perini

Tesoureira: Daniela Neto da Rosa

 

Conselheiros Fiscais

Flávia Winckler Garcia

Eduardo Homrich Boz

 

Há também as Comissões que são responsáveis por zelar, cuidar e organizar determinadas áreas da Semente, sendo elas:

 

Comissão de Patrimônio: Rafaela Oechsler da Costa;

Comissão de Eventos: Fernanda Moro;

Comissão de Comunicação: Daniela Debarba;

 

Cada Comissão também possui um papel específico estabelecido no Acordo de

Conduta já mencionado.

 

O Corpo Pedagógico é formado pelas professoras: Maisa Linder Pilar, Nayane dos Santos, Flávia Dionísio Bossoni e Katia Milani que recebem orientação da Professora Deriana Miranda, de Curitiba.

 

Os pais têm o papel fundamental na estrutura da escola, além de fazerem parte da organização supracitada, também participam ativamente das atividades realizadas na escola, como festas de cada época, reuniões mensais, limpeza e manutenção da escola. O papel da família é essencial, uma vez que a escola é construída por esta.