Atividades Semente

Atividades Realizadas durante os anos de 2016\2017

As atividades pedagógicas são baseadas no ritmo do ano, da semana e do dia. O ritmo do dia é baseado na alternância de momentos de expansão e inspiração, entre o brincar fora e o brincar dentro. O ritmo da semana é vivenciado através das atividades e do cardápio que estão relacionadas com os dias da semana.
O ritmo do ano é estruturado nos quatro principais eventos do calendário escolar: Páscoa, São João, Primavera e Advento, que permeiam as atividades através das músicas, histórias e elementos decorativos na sala de aula, além das festas.
O ambiente da sala de jardim de infância é muito importante e deve ser aconchegante, remeter a acolhimento e ser uma extensão da casa. A sala se compõe de pequenos ambientes, como o “quarto das bonecas” ou a “cozinha”. Há mesas grandes para que as crianças tenham uma vivência do social nas refeições e algumas outras atividades, como a culinária ou aquarela. Há cavaletes e panos para a construção de cabanas ou circo, por exemplo… Os brinquedos são de madeira e as bonecas são de pano. Há ainda sementes, conchas, pedras, toquinhos de madeira, lã de carneiro, capas, saias, panos, giz de cera e cera de abelha para que a criança possa criar e usar a fantasia que lhe é inerente.
A área externa é muito arborizada com árvores frutíferas, inclusive, e flores. Há caixas de areia, água, balanços, escorregadores, barcos de madeira. Há muito espaço onde
a criança poderá desenvolver a motricidade. Nessa fase a criança está desenvolvendo seu corpo e ela faz isso através do contato com o ambiente.

Plano de atividades – Turno matutino

SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA
07:45 as 08:00 chegada chegada chegada chegada chegada
08:00 brincar dentro fazer pão brincar dentro brincar dentro brincar dentro
09:30 roda rítmica, rotina do lanche roda rítmica, rotina do lanche roda rítmica, rotina do lanche roda rítmica, rotina do lanche roda rítmica, piquenique
10:00 higienização e brincar fora
Atividades com água
higienização e brincar fora higienização e brincar fora higienização e brincar fora
Passeio
higienização e brincar fora
11:40 contação história contação história contação história contação história contação história
11:50 desenho livre giz cera de abelha desenho livre giz cera de abelha desenho livre giz cera de abelha desenho livre giz cera de abelha argila
12:00 as 12:30 saída saída saída saída saída

Plano de atividades – turno vespertino

SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA
13:15 as 13:30 chegada chegada chegada chegada chegada
13:30 brincar dentro fazer pão brincar dentro brincar dentro brincar dentro
15:30 rodarítmica, rotina do lanche rodarítmica, rotina do lanche rodarítmica, rotina do lanche rodarítmica, rotina do lanche rodarítmica, pequenique
16:00as 17:00 higienização e brincar fora
atividades com água
higienização e brincar fora higienização e brincar fora higienização e brincar fora
passeio
higienização e brincar fora
17:10 contação história contação história contação história contação história contação história
17:20 desenho livre giz cera de abelha desenho livre giz cera de abelha desenho livre giz cera de abelha desenho livre giz cera de abelha argila
17:30as 18:00 saída saída saída saída saída

 

A Associação se compõe, além da parte pedagógica acima citada, da parte administrativa e de apoio, cujo as atividades estão abaixo descritas:

Dezembro 2016

01.12 – Lançado Primeiro Informativo da Semente. A ideia é que todo mês seja enviado informativo relatando os acontecimentos dos mês e o que está programado para o mês seguinte. Com esse informativo será também enviada planilha financeira atualizada do mês.
01.12 – Limpeza do hibiscus com BobCat e caminhão da Prefeitura. Precisávamos tirar o hibiscus. Durante alguns dias pais tiraram com facão, mas a raiz estava muito profunda. Vimos que íamos precisar de BobCat. No dia que começamos a fazer orçamento desse serviço, à tarde um pai foi tentar tirar hibiscos quando viu um BobCat e um caminhão da Prefeitura na Rua. Conversamos com eles, e eles
tiraram o hibiscos. No dia seguinte o caminhão voltou para limpar, tudo isso sem custo algum para a escola.
02.12 – A Comissão de Patrimônio conseguiu o segundo barco. Pela aplicação do feng shui no terreno, verificou-se que o nosso barco fica no quadrante de relacionamentos. Nesse local, tudo tem que ser duplicado, logo, precisávamos de mais um barco, mas onde achar? Eis que a comissão de Patrimônio falou com um conhecido e este doou barco para a Semente.
02.12 – Organização de toda documentação da Semente. A caixa fichário foi comprada e doada à Semente.
03.12 – Conversa com Professora Waldorf.
04.12 – Criação do Instagram: @sementewaldorf – para contar toda a trajetória da Semente.
06.12 – Pintura do portão, caixotes e mesa, tudo na mesma cor para manter padrão. A tinta usada foi comprada e doada para Semente.
07.12 – Pintura segunda demão verniz chão da sala. Já tínhamos verniz usado para primeira demão.
08.12.16 – Matéria sobre Pedagogia Waldorf feita na Semente pelo canal Olhares Universitários.
09.12 – Pintura de bancos e cavalinhos. Arrumação do armário de fora. Brinquedos lixados.
10.12 – Troca de todas as lâmpadas para equivalentes a 100w. Todas as lâmpadas foram compradas e doadas para a Semente.
10.12 – Confraternização Final de Ano.
11.12 – Criado Formulário “Conhecendo Visitantes da Semente”. Esse formulário é enviado para que as pessoas que vão nos visitar possam dar um Feedback e assim oportunizar melhoria da Semente.
12.12 – Fechado muro que estava aberto. Reparos no parquinho.
13.12 – Fotografadas todas peças doadas e iniciada a venda no grupo Desapega no WhatsApp. Organizados nichos.
14.12 – Elaborada toda documentação para colônia de Férias: Contrato professora,
contrato pais e ficha de alunos.
15.12 – Encontro do Brincar na Semente! Segunda demão da pintura do portão. Grama na frente foi cortada.
16.12 – Plantamos Arundinas e gerânio pendentes. Na harmonização do terreno foi orientado o uso das arundinas que possuem raízes profundas. As plantas foram compradas com dinheiro levantado pelas vendas do Bazar.
19.12 – Passada segunda demão de cal no muro. Cortada toda grama do terreno. O Cal foi comprado e doado a Semente.
20.12 – Ata da Assembleia de Eleição da Nova Diretoria foi registrada no cartório competente.
21.12 – Apresentação do Plano de Aula. Professora responsável pela Colônia de Férias elaborou Planejamento com todas atividades, duração, objetivo, e análise e observação das crianças.
21.12 – Pintura Paredes internas. A cor foi aprovada por professora Waldorf e escolhida pela nossa secretaria. A tinta foi comprada com venda do Bazar.
22.12 – Ultrapassamos 1.000 curtidas na nossa página do Facebook.

 

Janeiro 2017

03, 04 e 05.01.17- Pintura das paredes e chão da cozinha.
(Tintas compradas com dinheiro da venda do Bazar)
07.01.17 – Mutirão dos pais
08.01.17 – Recebemos a visita do pessoal do Sítio Ritmos da Terra. Passamos preparado biodinâmico em todo terreno da Semente. Após tivemos mutirão para finalizar reforma do espaço.
09.01.17 – Início Colônia de Férias Verão 2017.
14.01.17 – Retorno do Grupo de Estudos. Orientador: Levi Flores Livro: Teosofia.
21.01.17 – Chá e Prosa com Sahwenya Passuello.

 

Fevereiro 2017:

De 1/2 a 24/2 – Recebemos cerca de 10 crianças diferentes em dias alternados na Colônia de Férias da Semente. Foi uma experiência incrível e uma amostra do que ainda vamos viver neste ano!
4.02 – Neste dia realizamos a primeira Reunião da Semente de 2017, seguida de Grupo de estudos. A tarde retornamos para consertar nosso lindo pé de maracujá e cortamos a grama;
6.02 a 10.02 – Nossas Professoras participaram de um Curso de Capacitação para Jardineiras no Jardim Waldorf Amanayé em Florianópolis; “Foi inexplicável essa vivência” nos contou Maisa.
13.02 – A presidente da Associação Amigos da Semente se reuniu com o médico pediatra Dr. Juarez Furtado e nos trouxe uma grande novidade: Os alunos da Semente terão 50% de descontos nas consultas.
14.02 – Iniciamos pequenas reuniões com membros das Comissões. A publicitária e mãe da Maria de Lourdes, Daniela Debarba, foi a primeira. Ela agora faz parte da comissão de comunicação!
14.02 – A equipe da Arbos Arquitetura esteve na Semente e verificou que as curas realizadas surtiram efeito e nosso espaço já está mais harmonizado.
16.02 – Neste dia tivemos duas importantes reuniões: com a Vera Zinkhahn, especialista em Pedagogia Waldorf e com membros da Comissão de Comunicação.
18.02 – Mais um sábado de Grupo de estudos. Em seguida houve reunião com a Comissão de Arrecadação. A tarde alguns membros da Semente participaram do evento: “Encontro sobre Pedagogia Waldorf com Vera Zinkhahn”, em Itajaí.
24.02 – Após o registro da nova diretoria da Associação Semente resolvemos um entrave burocrático com o banco e retomamos o acesso a conta da escola na CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (Agência 2149 Conta 160-1)
27 e 28.02 – Mutirão da Folia. No clima de Carnaval diretoria, pais e voluntários fizeram uma grande reforma na Semente, incluindo a construção do muro da escola que irá garantir mais segurança para os nossos alunos! Que venham as aulas!

 

Março 2017

01 e 02.03 – O mês começou com mutirão de volta às aulas
Dias 02 e 03.03 – Foram dias especiais de entrevistas com pais interessados em matricular seus filhos na Semente. As jardineiras conversaram com pais e passaram a conhecer um pouco mais da história de cada um desde antes do nascimento.
Dia 03.03 – Finalizamos a construção do muro, uma doação importante para nossa iniciativa.
Dia 04.03 – A primeira reunião de pais de 2017 foi realizada em uma linda manhã de sábado. O dia ficou ainda mais especial com a alegria do Bailinho de Carnaval.
Dia 06.03 – Um novo ciclo começou na história da Semente! Pais, filhos e jardineiras participaram de uma cerimônia simples para marcar a nova fase… “Delicada semente, dorme no berço da terra…”
Dia 17.03 – A presidente da Associação visitou a escola Waldorf Michaelis no Rio de Janeiro e compartilhou lindas experiências.
Dia 18.03 – Realizamos mais um encontro do Grupo de estudos sobre Teosofia
Dia 27.03 – Nosso muro foi concluído, com a realização do reboco, mais uma doação super importante.
Dia 27.03 – Nossas jardineiras iniciaram as atividades de Páscoa, contando a história das Lagartas, músicas de coelhinho e plantação de trigo.
Dia 30.03 – Durante a adaptação das crianças, as mamães colocam a mão na massa! Foi realizada a limpeza e nivelamento do terreno em frente e na lateral da casa… Em breve teremos hortas nesses locais!
Dia 31.03 – Recebemos a visita e orientação da nossa tutora Luzinete Dantas

 

Abril 2017

01.04 – Começamos o mês de abril com a visita da nossa querida tutora Luzinete Dantas que ministrou uma Palestra sobre a Páscoa na Visão da Antroposofia.
07.04 – O médico pediatra Juarez Furtado, esteve na Semente para conhecer os alunos e orientar as jardineiras em relação aos cuidados com as crianças no que se refere a saúde. A ideia é que ele seja o pediatra da escola e faça visita mensais para observar alunos.
08/04 – Realizamos Assembleia Geral Extraordinária para apresentação da planilha financeira, do acordo de conduta. Foi comunicada a saída dos dois diretores financeiros e as novas funções assumidas. Charlene passou a ser Diretora Tesoureira. Comissão de Comunicação passou a ser coordenada por Daniela Debarba e Franciane entrou na Comissão de Patrimônio.
Na parte da tarde as famílias dos alunos da Semente, Antônio, Lara e Dudu se reuniram para o primeiro mutirão de limpeza e manutenção de pais em 2017.
10.04 – As jardineiras marcaram reunião com pais para acolher três novas famílias que entraram em março e não tinham participado da reunião inicial dos pais; Para dar retorno sobre visita da tutora e conversar sobre algumas condutas que passaram a ser tomadas.
22/04 – Reunimos pais e interessados para mais um Grupo de estudos. À tarde as famílias da Beatrice e da Lauren se reuniram para o segundo mutirão de limpeza e manutenção dos pais.
26/04 – Conquistamos um espaço importante na mídia para falar sobre o nosso Jardim Waldorf Semente. A equipe da Rádio Transamérica FM nos recebeu com muito carinho. Neste dia, recebemos a equipe do Morro do Espinhal para estreitarmos os laços em relação a compra de alimentos orgânicos.
28/04 – Mais uma vez a tutora Luzinete Dantas esteve na Semente para orientação das jardineiras e conversa com a diretoria e os pais.
29/04 – O último sábado do mês foi repleto de aprendizado para equipe da Semente com trabalho de formação da tutora e palestra Falar, andar e pensar, em Blumenau.
Maio 2017
06.05- Começamos o mês de maio com mais uma palestra incrível de Deriana Miranda. Desta vez o tema foi “Dia a dia nas escolas Waldorf”. Pela manhã, tivemos grupo de estudos!
07.05- Integrantes da Semente participaram de um evento no Sítio Morro do
espinhal, com vivência, roda rítmica, contação de histórias e distribuição de pipas de mão para as crianças que participaram. Neste dia também foi realizada manutenção de pais: família da Teodora limpou e organizou a escola.
18.05- Integrantes da Associação Amigos da Semente visitaram o Jardim Anabá em Florianópolis em busca de referências para nossa escola.
20.05 – Pela manhã foi realizado grupo de estudos e à tarde duas famílias promoveram mais um mutirão de limpeza e manutenção.
21 maio- Mães, crianças e jardineiras se reuniram no Teatro Municipal Bruno Nitz em BC para assistir uma peça musical infantil em comemoração ao Dia das Mães
26.05- Recebemos Luzinete Dantas para tradicional avaliação das atividades e formação das jardineiras. Alguns pais se reuniram para pintura do muro da entrada. Ao final das atividades do dia todos os pais participaram da Cerimônia de ascensão.
27.05- Foi realizada uma reunião entre diretores, coordenadores, comissão e pais, para realinhamento da Semente, saída da Nathi e entrada da Nanda na comissão de eventos. Além disso, durante todo o dia houve formação das jardineiras.
31 maio- Reunião da diretoria e coordenadores marcando uma nova fase para a Semente

 

Junho 2017

03.06 – Oficina da Lanterna
10.06 – A Semente marcou presença na palestra da Gudrun Burkhard na Sagres
15.06 – Foi realizado o primeiro ensaio dos pais para apresentação da história “A menina da lanterna” na Festa Junina
15.06 – Pinturas e preparo do cenário para festa
18.06 – Mutirão de pais para limpeza e manutenção
20.06 – Presença da Semente na palestra Sandra Back em Joinville
25.06 – Presença da Semente na Festa Junina da Anabá
26.06 – Reunião da Semente com Sandra Beck

 

Julho 2017

05.07 – Reunião de pais e professoras para encerramento do semestre.
08.07 – Festa da Lanterna/Junina – Festa aberta a toda comunidade. Teve apresentação dos pais, caminhada até o rio, fogueira e palestra do pediatra antroposófico Juarez Furtado
12.07 – Reunião de professores, diretoria e comissão de eventos para fechamento do calendário do segundo semestre;
13.07 – Assembleia de eleição de 2 novos membros da diretoria e 1 membro do conselho fiscal
17 a 28 – Colônia de férias de Inverno
31.07 – Retornamos às aulas para mais um semestre de atividades, agora em dois turnos.

 

Agosto 2017

04.08 – Foi realizada a entrega das mochilas aos alunos novos. O kit foi feito com muito carinho pela família de uma aluna, com ajuda da avó e bisavó
04.08 – Comemoração de aniversário da aluna Lauren
05 e 06.08 – Nossas jardineiras participaram do Encontro Regional Sul dos Jardins de Infância Waldorf, em Curitiba
05.08- Realizamos o primeiro encontro do Grupo de estudos do segundo semestre.
10.08 – Os queridos e sempre atenciosos voluntários, Teresinha e João, estiveram na Semente para os cuidados com a horta
12.08- Em comemoração ao Dia dos Pais, realizamos uma vivência entre as famílias com a confecção de pipas e muita diversão. Aproveitamos o encontro para uma reunião entre pais e jardineiras. O sábado também foi de manutenção da escola para as famílias das alunas Lauren e Teodora.
16.09 – A turma do período vespertino participou de um passeio no Espaço da Sagae Eventos
18 e 19.08 – A professora e também nossa mentora Deriana Miranda fez um verdadeiro intensivo na Semente com intuito de conhecer os novos envolvidos na escola, observar as turmas, orientar e organizar o grupo de estudos com as professoras e administradores.
19.08 – Deriana Miranda ministrou uma linda palestra sobre o Arcanjo Micael, enviado de Cristo para acompanhar o desenvolvimento da humanidade
20.08 – Dia de manutenção da Semente, realizada pelas famílias dos alunos Estela e Aaron
25.08 – Comemoração do aniversário da nossa querida e dedicada professora Maisa

 

Setembro de 2017

02.09 – Presença da Semente no Bazar de Inverno da escola Anabá, em Florianópolis
15.09 a 17.09- Presença da Semente no Encontro Regional Sul de Micael
16.09 – Grupo de estudos
23.09 – Festa da Primavera aberta a toda comunidade
24.09 – Mutirão dos pais
28 e 29.09 – Estágio da professora Maisa no maternal na escola Anabá, em Florianópolis
30.09 – Grupo de estudos

 

Outubro 2017

02 e 03.10 – Estágio da professora Kátia no maternal do Anabá
06.10 – Oficina da Semente no evento Educar Transforma. Evento que ocorreu no Colégio São José de Itajaí e contou com a participação de personalidades impactantes da educação tal como José Pacheco
07.10 – Estande da Semente na Feira Coletiva Mães a Obra
14.10 – Reunião e grupo de estudos
16.10 – Divulgação da Semente na Rádio Transamérica
21.10 – Curso sobre: Tipos constitucionais – ministrado pela Sandra beck. O evento contou com inúmeros estudantes de Pedagogia
28.10 – Reunião e grupo de estudos

 

Novembro 2017

11.11- Grupo de estudo (Levi Flores). Livro Teosofia
15.11 – Foi dia de passeio na escola. As crianças do período Vespertino visitaram o Parque Ecológico de Balneário Camboriú.
18.11- Palestra com Ana Cairello sobre Advento
19.11 Os pais participam do Mutirão da Semente, onde foi reconstruído o muro e feita toda limpeza interna da Semente.
25.11- Professoras aprenderam a confeccionar Anjos para fazer o presépio junto com as crianças.
20 à 24.11- Foram realizadas as rematrículas para o ano de 2018.
26.11- Semente participou do Bazar de Natal na escola Anabá, em Florianópolis

 

Além das atividades supracitadas, são realizadas:

Semanalmente: reunião da Diretoria; reunião Comissão de Eventos e estudo da Diretoria com a orientadora Deriana Miranda.
Quinzenalmente: reunião entre Professoras/Diretoria, e Grupos de Estudos com o Orientador Levi Flores.
Mensalmente: Reunião com todos os pais e professores